O Titanic foi um navio transatlântico que naufragou em 1912, após colidir com um iceberg no Oceano Atlântico. Ele era considerado o maior e mais luxuoso navio da época, com mais de 2.200 passageiros e tripulantes a bordo. O Titanic partiu de Southampton, na Inglaterra, em 10 de abril de 1912, com destino a Nova York, nos Estados Unidos. Durante a viagem, ele fez escalas em Cherbourg, na França, e em Queenstown, na Irlanda.


Na noite de 14 de abril, por volta das 23h40, o Titanic avistou um iceberg à sua frente e tentou desviar, mas não conseguiu evitar a colisão. O impacto abriu uma fenda no casco do navio, que começou a se encher de água. Os botes salva-vidas disponíveis eram insuficientes para todos os ocupantes do navio, e muitos não foram usados em sua capacidade máxima. Além disso, houve pânico, desordem e falta de comunicação entre os oficiais e os passageiros.



O Titanic afundou por completo às 2h20 da madrugada de 15 de abril, levando consigo mais de 1.500 pessoas. Apenas 705 sobreviveram, sendo resgatados pelo navio Carpathia, que chegou ao local cerca de quatro horas depois do naufrágio. O desastre do Titanic chocou o mundo e provocou mudanças nas leis e nos padrões de segurança marítima. O Titanic também se tornou um ícone da cultura popular, sendo retratado em livros, filmes, músicas e exposições.