Os hologramas são **imagens tridimensionais virtuais** criadas pela interferência de feixes de luz que “refletem” objetos físicos. Os hologramas preservam a profundidade, paralaxe e outras propriedades do item original².



Os hologramas são criados por uma tecnologia chamada **holografia**, um método único de fotografia em que objetos 3D são gravados usando um laser e, em seguida, replicados com a maior precisão possível para corresponder ao objeto gravado originalmente².



Existem dois tipos principais de hologramas: os de **reflexão** e os de **transmissão**. Os hologramas de reflexão podem ser vistos quando o observador está ao lado de uma fonte luminosa, enquanto os hologramas de transmissão são projetados para o lado do observador com a ajuda de pequenos feixes de laser³.



Os hologramas podem ser usados em diversas áreas, como telecomunicações, educação, navegação espacial, marketing, vendas e entretenimento². Por exemplo, os hologramas podem permitir que pessoas se comuniquem à distância, que estudantes aprendam sobre objetos complexos, que astronautas explorem planetas desconhecidos, que empresas mostrem seus produtos de forma atraente e que artistas criem espetáculos impressionantes.