Alguns dos segredos do Chaves são:



- O nome verdadeiro de Chaves nunca foi revelado na série. Ele era chamado assim porque morava no número 8 da vila.




- O seriado foi inspirado em um esquete de um programa de humor chamado Chespirito, também criado por Bolaños. O esquete se chamava El Chavo del Ocho e foi ao ar pela primeira vez em 1971.




- O programa teve várias mudanças de elenco ao longo dos anos. Alguns atores saíram por desentendimentos com Bolaños ou com a emissora Televisa, como Carlos Villagrán (Quico) e Ramón Valdés (Seu Madruga). Outros entraram para substituí-los ou para criar novos personagens, como Horácio Gómez (Godinez) e Angelines Fernández (Dona Clotilde).




- O seriado foi dublado em vários idiomas, como português, inglês, francês, japonês e até hebraico. No Brasil, a dublagem ficou a cargo do estúdio Maga, que manteve os nomes originais dos personagens e adaptou algumas piadas e expressões para o público brasileiro.




- O programa teve um grande impacto cultural e comercial na América Latina. Ele gerou produtos licenciados, como roupas, brinquedos, jogos e DVDs. Segundo a revista Forbes, o grupo criado por Bolaños lucrou cerca de US$ 1,7 milhão desde o fim da produção em 1995.




- O seriado também teve uma versão animada, chamada El Chavo Animado, que estreou em 2006. A série tinha novas histórias e cenários, mas mantinha o estilo e o humor do original. Bolaños participou da produção e da dublagem até sua morte em 2014.




- O último episódio de Chaves foi gravado em 1992 e exibido em 1995. Ele se chamava Acapulco - Última Parte e mostrava a viagem dos personagens à praia. No final, Chaves dizia: "Foi sem querer querendo".