Você quer ouvir uma história do Seu Barriga, o personagem do seriado 

          Chaves interpretado por Edgar Vivar? 

Era uma tarde de sábado e Seu Barriga estava indo cobrar o aluguel dos inquilinos da vila. Ele sabia que Seu Madruga estava atrasado há 14 meses e que Dona Florinda iria defendê-lo com unhas e dentes. Ele também esperava não levar uma pancada do Chaves, que sempre estava brincando no pátio. Mas ele tinha uma surpresa preparada para eles: ele havia vendido a vila para um empresário que queria construir um shopping no lugar. Ele estava indo comunicar a notícia e dar um prazo para eles se mudarem.

Chegando na vila, ele foi recebido pelo costumeiro “olha ele, olha ele!” do Quico, que logo saiu correndo para avisar sua mãe. Seu Barriga então bateu na porta da casa 72, onde morava Seu Madruga. Ninguém atendeu. Ele insistiu, mas nada. Ele resolveu entrar e viu que a casa estava vazia. Não havia nenhum móvel, nenhuma roupa, nenhum sinal de Seu Madruga. Ele ficou intrigado e foi até a casa 14, onde morava Dona Florinda. Ela abriu a porta e disse:

  • O que o senhor quer aqui? Veio cobrar o aluguel do Seu Madruga? Pois saiba que ele não mora mais aqui. Ele foi embora com a Chiquinha para a cidade grande. Eles ganharam na loteria e estão vivendo como milionários. E eu vou com eles, assim que arrumar as minhas malas. Então, pode ficar com a sua vila, que eu não quero mais saber dela. E nem do senhor, seu barrigudo!

     Dizendo isso, ela bateu a porta na cara de Seu Barriga, que ficou atônito. Ele não podia       acreditar que Seu Madruga havia ganhado na loteria e que Dona Florinda iria abandoná-       lo. Ele sentiu uma pontada no coração e foi até a casa 23, onde morava Dona Clotilde, a       Bruxa do 71. Ele bateu na porta e ela abriu, sorridente. Ela disse:

  • Olá, Seu Barriga. Que bom que o senhor veio me visitar. Eu tenho uma novidade para lhe contar. Eu estou de casamento marcado com o Professor Girafales. Ele me pediu em noivado ontem e nós vamos nos mudar para uma fazenda no interior. Ele vai se aposentar e nós vamos viver felizes para sempre. E o senhor, como está?

Seu Barriga ficou perplexo. Ele não podia acreditar que Dona Clotilde havia conquistado o Professor Girafales e que eles iriam se casar. Ele sentiu uma pontada de inveja e disse:

  • Parabéns, Dona Clotilde. Eu estou bem, obrigado. Eu vim apenas lhe comunicar que eu vendi a vila e que o senhor tem que se mudar em uma semana. Mas pelo visto, isso não será um problema para a senhora. Boa sorte com o seu casamento.

Ele se despediu e saiu, cabisbaixo. Ele foi até o pátio e viu que só estava o Chaves, sentado no chão, com uma expressão triste. Ele se aproximou e perguntou:

  • O que foi, Chaves? Por que está tão triste?

Chaves olhou para ele e disse:

  • É que eu não tenho mais ninguém para brincar. O Quico foi embora com a mãe dele para a casa do tio dele, que é um político famoso. O Nhonho foi estudar em um colégio interno na Suíça. A Pópis foi morar com o pai dela, que é um cantor famoso. E a Chiquinha foi embora com o pai dela, que ganhou na loteria. E eu fiquei sozinho. E agora o senhor vem me dizer que eu tenho que sair daqui. Para onde eu vou, Seu Barriga?

Seu Barriga ficou comovido. Ele não podia acreditar que Chaves estava tão sozinho e desamparado. Ele sentiu uma pontada de compaixão e disse:

  • Não se preocupe, Chaves. Eu tenho uma solução para você. Você vai morar comigo. Eu tenho uma casa grande e vazia, que precisa de alegria. Você vai ser como um filho para mim. E eu vou cuidar de você. O que você acha?

Chaves sorriu e disse:

  • Sério, Seu Barriga? O senhor vai me levar para a sua casa? O senhor vai ser o meu pai?

Seu Barriga assentiu e disse:

  • Sim, Chaves. Eu vou te levar para a minha casa. Eu vou ser o seu pai. E nós vamos ser felizes juntos.

Chaves se levantou e abraçou Seu Barriga, que retribuiu o abraço. Eles se olharam e sorriram. Eles tinham encontrado um no outro uma nova família. E eles foram embora da vila, de mãos dadas, felizes da vida.