Essa é uma pergunta interessante sobre o personagem Seu Madruga, da série de TV “Chaves”. Segundo um artigo que encontrei na internet, apesar da frase “Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar” parecer ser dita por alguém que não gosta de trabalhar, seu madruga foi o personagem que mais trabalhou em atividades diferentes na série. 


Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo



Pela falta de emprego, Seu Madruga sempre procurava meios honestos para sustentar sua filha Chiquinha. Ele trabalhou como vendedor, engraxate, garçom, fotógrafo, eletricista, carpinteiro, sapateiro, professor, pintor, leiteiro, empresário, agente, cabeleireiro e letreirista.


Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo


Portanto, pode-se dizer que Seu Madruga não gostava de trabalhar porque ele não tinha uma carreira definida e estava sempre em busca de novas oportunidades. Talvez ele sofresse de falta de foco na carreira, um problema que, segundo a psicóloga Maria da Conceição Uvaldo, não atinge apenas os personagens fictícios mexicanos. Ela diz que o brasileiro não pensa no passo seguinte e acaba se frustrando com o trabalho.

Ramón Esteban Gómez Valdés y Castillo