Seu Madruga é um dos personagens mais amados do seriado Chaves, que conta as aventuras de um menino órfão que vive em uma vila pobre no México. Seu Madruga é um homem simples, honesto e trabalhador, que faz de tudo para sustentar sua filha Chiquinha, uma menina travessa e esperta. Ele mora na casa de número 72, onde deve 14 meses de aluguel ao Senhor Barriga, o dono da vila. Por causa disso, ele vive fugindo ou se escondendo do cobrador, que sempre leva uma pancada do Chaves quando chega.


Seu Madruga tem um bom coração e trata Chaves como um filho, apesar de às vezes perder a paciência com ele e lhe dar uns cascudos. Ele também é amigo do Professor Girafales, o mestre-linguiça que dá aula para as crianças da vila e namora Dona Florinda, a mãe do Quico. Seu Madruga tem uma paixão secreta pela Glória, a tia da Paty, que se mudou para a vila por um tempo. Ele também é admirado pela Dona Clotilde, a bruxa do 71, que vive tentando conquistá-lo com seus bolinhos envenenados.


Seu Madruga já teve vários empregos ao longo da série, como boxeador, cabeleireiro, carpinteiro, vendedor de churros, leiteiro, toureiro, sapateiro, barbeiro e até diretor de teatro. Ele sempre se esforça para fazer bem seu trabalho, mas quase sempre acaba se metendo em confusões ou sendo demitido. Ele também é muito criativo e inventa histórias sobre sua vovozinha para se livrar de situações difíceis ou dar lições de moral nas crianças.


Seu Madruga é interpretado pelo ator Ramón Valdés, que participou de quase todos os episódios do seriado até 1979, quando saiu por problemas com o criador Roberto Gómez Bolaños. Ele voltou em 1981, na série Chespirito, mas saiu novamente no mesmo ano. Ele faleceu em 1988, aos 64 anos, vítima de câncer. Seu personagem é considerado um ícone da cultura popular mexicana e latino-americana, sendo admirado por milhões de fãs em todo o mundo.